Início de obra descomplicado. Poste com tomada provisória + mureta de água Monte do seu jeito!
Este é o modelo de caixa mais simples do mercado e sugerido para locais que tenham baixo consumo de energia. Residências com apenas um chuveiro e um ar condicionado são ideais para esse tipo de poste. Caso usado em espaços com maior consumo de energia, essa caixa pode desarmar o disjuntor com frequência. Por isso, é necessário avaliar qual é a melhor opção para o seu imóvel. Em situações onde a rede geral da Celesc (Iluminação pública) fica do mesmo lado do terreno utiliza-se o kit poste padrão Celesc de 7 metros. Quando for travessia de rua, o poste precisa ser de 8 metros (Padrão Celesc). Normalmente em avenidas é utilizado o poste de 9 metros, ou para quando o terreno é desnivelado (mais alto ou mais baixo em relação a via pública - calçada). Existem duas opções para que o cliente faça a ligação do poste até a sua unidade consumidora: saída aérea ou subterrânea. A soma da potência dos equipamentos não deve ultrapassar a carga instalada de até 15kW. Os acessórios que compõem o kit poste são: caixa de medidor em policarbonato, condutores de cobre isolados (HEPR 1kV) e seus terminais, disjuntor, DPS, armação secundária e roldana, haste e caixa de inspeção de aterramento. Em caso de estar precisando de um poste para instalar em um terreno baldio/obra onde será construído uma unidade consumidora, a Celesc exige que seja instalado também uma tomada provisória, caso não seja feito, não será realizada a ligação do poste a rede de energia.
Esse padrão com 2 caixas monofásicas é ideal para ser usado em residências de baixo consumo de energia, com duas unidades consumidoras no mesmo terreno, com ou sem repartição de muro. É o modelo próprio para unidades do tipo geminadas que possuem muros de divisão, ou sobrados com mais de uma residência e intenção de dividir o consumo em duas unidades diferentes. Também atende em casos de previsão de uma construção secundária no mesmo terreno.
Essa opção com três caixas monofásicas é indicada para situações com 3 unidades consumidoras no mesmo terreno, sem repartição com muro entre elas. São 4 formas para fazer a ligação do poste até a sua unidade consumidora: as três saídas subterrâneas, duas subterrâneas e uma aérea, uma subterrânea e duas aéreas, ou ainda as três saídas aéreas.
É sugerido para unidades consumidoras com médio a alto consumo de energia: residências com mais de dois chuveiros, torneira elétrica ou mais de um ar condicionado. Em situações onde a rede geral da Celesc (Iluminação pública) fica do mesmo lado do terreno, utiliza-se o kit poste padrão Celesc de 7 metros.
É sugerido para unidades consumidoras com alto consumo de energia: residências com mais de dois chuveiros, torneira elétrica, fogão de indução mais de dois ares condicionados, entre outros aparelhos de consumo energético. E também a indústrias que detenham equipamentos trifásicos ou alto consumo de energia.
Esse modelo de caixa é propriamente utilizado em residências comuns e também do tipo geminados, gerando equilíbrio quando uma das duas unidades possui maior consumo de energia. Por exemplo: a caixa bifásica pode atender a unidade consumidora que possui dois chuveiros e mais de dois ares condicionados na residência, e a caixa monofásica atende a unidade que possui apenas chuveiro e um ar condicionado.